Home » Notícias» As instituições (Geral) » “Saudações a quem tem coragem!”

15 de setembro de 2020
“Saudações a quem tem coragem!”

Desafio. Palavra que instiga, convida para o embate, para a competição. Muitos não querem se expor, preferem apenas assistir. Outros enxergam possibilidade de crescimento, de aprendizagem, de experiência.

Foi exatamente assim que alunos do curso de Administração do Centro Universitário Universo Juiz de Fora se viram provocados a participarem do Desafio Jovem Empreendedor do Sebrae.

Incentivados pela coordenadora do curso, professora Líllian Cherrine, e pela professora Adriana Damasceno, os acadêmicos se dividiram em quatro equipes que, durante a competição, vão vivenciar o dia a dia de uma empresa. O formato é de um jogo virtual, nele os estudantes testarão sua capacidade de gerenciar negócios, tomar decisões e trabalhar em equipe.

De acordo com a coordenadora Líllian, o objetivo é disseminar a cultura empreendedora e estimular o desenvolvimento de atitudes e habilidades necessárias no mundo dos negócios. “Em uma época como a que vivemos, nada melhor do que estimular futuros administradores a testarem conhecimentos adquiridos durante a faculdade, em um projeto que é simulacro daquilo que terão pela frente”, confirma a coordenadora.

Para os 19 participantes há um misto de ansiedade e euforia. Unanimamente,  todos veem no projeto oportunidade de crescimento, segurança na tomada de decisões, desafio de se trabalhar em equipe, onde todos devam ter voz e vez e, principalmente, o refinamento do que aprenderam na sala de aula; uma prova de fogo para futuros profissionais que terão, mesmo, que aprender a projetar cenários num momento em que tudo parece ser tão incerto. Mas todas essas questões não deixam em segundo plano a vontade de ganhar a competição. As quatro equipes deixam claro, a todo instante, que mesmo sendo um jogo ninguém quer sair perdendo; até porque a experiência já significará uma vitória.

Para a professora Adriana Damasceno, ver a alegria e entusiasmo dos alunos está sendo muito recompensador. “Estamos muito felizes com o engajamento dos alunos. A torcida será grande para o sucesso das equipes. Auxiliaremos da melhor maneira, certos de que eles terão uma oportunidade única de se envolverem no processo ensino-aprendizado”, destaca.

Essa é a primeira vez que o Desafio Jovem Empreendedor ocorre somente no estado de Minas Gerais. O mesmo é dividido em três etapas (classificatória, semifinal e final).  A competição ocorrerá de 28 de outubro a 30 de novembro, quando conhecermos a equipe campeã.

O Centro Universitário Universo Juiz de Fora deseja aos nossos representantes boa sorte, já orgulhoso da coragem desses 19 alunos que serão nossa identidade num evento tão significativo.