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Cultura Corporal

Coordenador: Guilherme Velloso Alves Mestre

Especialista em Lazer (UFMG) e Graduado em Educação Física (UFMG)

Justificativa

O ser humano sempre produziu cultura. Diversas criações humanas, tem sido motivadas por razões econômicas, militares ou religiosas, e vêm sendo reestruturadas e ressignificadas ao longo dos tempos, somadas a uma série de outras atividades que têm como característica o corpo em movimento e que foram elaboradas unicamente com o propósito de satisfazer a necessidade lúdica do movimentar-se, formam o que pode ser chamado de Cultura Corporal, ou seja, o conjunto de práticas corporais que representam, simbolicamente, as diversas criações humanas.

Desde a década de 1980, a Educação Física escolar tem voltado sua atenção para a necessidade de oportunizar aos seus alunos o acesso às práticas da Cultura Corporal, visando, assim, possibilitar a inclusão de todos nas aulas de Educação Física

Objetivos

  • Possibilitar o conhecimento e a compreensão da Cultura Corporal como um meio para a inclusão e a formação cidadã;
  • Aprofundar conhecimentos sobre pesquisa, seleção e planejamento de conteúdos da Cultura Corporal;
  • Incentivar a sistematização e a produção de conhecimentos relacionados à Cultura Corporal.

 

Disciplinas:

Fundamentos da Cultura Corporal

A Educação Física escolar nos diferentes segmentos da Educação Básica

Conhecimentos sobre o corpo

Esportes

Jogos e Brincadeiras

Atividades expressivas

Lutas

Ginásticas

Didática I: habilidades, conteúdos, métodos e formas de avaliação

Didática II: Plano de Ensino e Plano de Aula

Seminários de pesquisa e elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso


Público Alvo:
Professores de Educação Física licenciados e/ou bacharéis com titulação em nível superior reconhecida pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), bem como profissionais de áreas afins com titulação em nível superior reconhecida pelo CNE.

Duração: 14 meses

CH: 380 horas

 

 

*As informações divulgadas poderão ser alteradas sempre que necessário, para atender a legislação vigente, o Plano de Carreira Docente e o Regimento Interno da Universidade.

 

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