Home » Curso » Dor e Cuidados Paliativos

VOLTAR

Dor e Cuidados Paliativos

 

Coordenadoras: Lucinete Duarte / Flávia Hermínia

Justificativa:

Entende-se por Cuidado Paliativo (OMS, 2002) uma abordagem que defende a qualidade de vida de pacientes e de seus familiares com doença que ameaça a continuidade da vida, por meio da prevenção e alívio do sofrimento. Para tanto, requer identificação precoce, avaliação e tratamento da dor e outros problemas de natureza física, psicossocial e espiritual. Estatísticas divulgadas em 2012 pela Worldwide Palliative Care Alliance, mostram que cerca de 18 milhões de pessoas morreram no planeta sofrendo dor desnecessária devido ao acesso inadequado a tratamento de dor.

Os Cuidados Paliativos no país se iniciaram nos anos 80 e a Medicina Paliativa veio a se tornar uma área de atuação médica reconhecida em 2011. A qualidade de vida e o alívio de sintomas são primordiais neste âmbito. Diante do exposto anteriormente, compreende-se que na abordagem dos Cuidados Paliativos é imprescindível ultrapassar uma visão restrita à cura da doença, direcionando ações que visem à proteção social do paciente e resguardem suas decisões autônomas.

Objetivo

  • Capacitar profissionais de saúde para atuação em Cuidados Paliativos, nas diversas formas de assistência e para os vários perfis de pacientes que deles necessitam, seja em serviços públicos, privados, homecare, ancianatos e casas de repouso baseada em princípios bioéticos.

Disciplinas:

Principios e filosofia dos cuidados paliativos

O adoecimento

Educação para a morte – tanatologia

Aspectos éticos e bioéticos nos cuidados paliativos

Intervenções em cuidados paliativos: ações interprofissionais.

Avaliação e controle dos sintomas

Manejo da dor

Cuidados paliativos em diferentes etapas da vida

Espiritualidade e o processo de luto

Atenção ao cuidador

Educação em cuidados paliativos

Organização e gestão de serviços de cuidados paliativos

Metodologia cientifica

TCC

Público Alvo: Profissionais com graduação nos cursos de Medicina, Psicologia, Enfermagem, Serviço Social, Terapia Ocupacional, Educação Física e Nutrição.

Duração: 14 meses

CH: 360 horas

*As informações divulgadas poderão ser alteradas sempre que necessário, para atender a legislação vigente, o Plano de Carreira Docente e o Regimento Interno da Universidade.

 

INSCREVA-SE JÁ