Home » Curso » Enfermagem em Obstetrícia

VOLTAR

Enfermagem em Obstetrícia

Justificativa:

Em 2012, através do PRONAENF, programa nacional de enfermagem obstétrica, as autoridades brasileiras vêm fomentando e incrementando iniciativas de especialização de enfermeiros nessa área de atenção. Uma proposta de respeito, empoderamento e dignidade à mulher e família no momento do parto, com práticas de cuidado baseadas em evidencias científicas. A linha de cuidado prevê: acompanhamento pré-natal, classificação de risco obstétrico e manejo do risco; ambientação da mulher na instituição que irá acomoda-la para parir, cuidados imediatos ao recém-nascido e acompanhamento da mulher e bebe na estratégia de saúde da família. Diante desta nova realidade, os municípios de diversas regiões encontram-se carentes de um curso que pudesse oferecer-lhes esse novo modelo de atendimento. Assim, para suprir essa demanda, a Universo oferece o referido curso que, permitirá aos profissionais da saúde atualizar e complementar o conhecimento preexistente, agregando valor ao currículo profissional, tornando-se mais atrativo, além de contribuir para o desenvolvimento regional sob o ponto social e econômico.

Objetivo:

Formar profissionais com excelente base técnica e sólidos conhecimentos voltados para a área da saúde, comprometidos com a ética profissional e com a promoção, proteção e recuperação da saúde da família, sob orientação de um corpo docente altamente qualificado.

Público Alvo:  Portadores de diploma de Graduação em Enfermagem que tenham interesse em atuar na área da saúde da mulher com saúde da mulher com ênfase na enfermagem obstétrica de forma autônoma em órgãos públicos, empresas, ONGs e instituições de ensino.

Disciplinas:

Marcos Históricos e Conceituais da Saúde da Mulher

Metodologia Científica

Assistência ao RN em sala de parto e puerpério

Aspectos éticos legais da enfermagem obstétrica

Implementação dos programas de atenção primária à mulher e à criança

Gestão do cuidado à mulher e assistência materno infantil na atenção primária

Atenção Básica

Assistência integral à gestante, parturiente e recém-nascido e puérpera na unidade hospitalar  Gestão do cuidado à mulher e assistência materno infantil no âmbito hospitalar

Atenção Hospitalar

TCC (Orientação para o Trabalho de Conclusão do Curso)

Duração: 24 meses

Carga Horária: 787 horas

*As informações divulgadas poderão ser alteradas sempre que necessário, para atender a legislação vigente, o Plano de Carreira Docente e o Regimento Interno da Universidade.

 

INSCREVA-SE JÁ