Home » Curso » TECNÓLOGO EM PETRÓLEO E GÁS

VOLTAR

TECNÓLOGO EM PETRÓLEO E GÁS

O Curso Superior de Tecnologia de Petróleo e Gás da UNIVERSO, Campus de Salvador, foi implantado em 2006.2 e  autorizado a funcionar através da Resolução do CONSUN nº 05/2005. Devidamente registrado no CREA-BA desde 2010.2., o curso foi reconhecido em 2011 pelo MEC com conceito 4. É ofertado nos turnos matutino e noturno, com tempo de duração de 2,5 anos (5 semestres). A matriz curricular atual, com carga horária total de 2.880 horas, atende prontamente aos requisitos do MEC e do CREA-BA e às exigências do mercado de trabalho. A primeira turma de egressos se graduou em 2009.2.

PROPOSTA DE FORMAÇÃO

Com foco na Gestão dos Sistemas de Produção da Cadeia do Petróleo, o Curso Superior de Tecnologia de Petróleo e Gás da Universidade Salgado de Oliveira, Campus de Salvador, busca desenvolver nos alunos uma visão crítica e sistêmica, focada em critérios técnico-operacionais, de qualidade, de custos, fatores humanos, sociais e ambientais, formando um profissional capacitado a desenvolver, aperfeiçoar e aplicar tecnologias ligadas aos modernos sistemas de produção da indústria do petróleo.

A matriz curricular associa a matemática, a computação, e o conhecimento técnico das atividades de E&P, Processamento e Refino, na gestão dos processos de exploração e produção, processamento, refino, transporte e distribuição de petróleo, gás natural, biocombustíveis e seus derivados. O conhecimento técnico abordado no curso abrange conteúdos de Avaliação de formações e Reservatórios, Perfuração e Completação de Poços, Produção de Óleo e Gás, Processamento Primário, Refino, Transporte e Distribuição. Para a gestão dos processos, são abordados conteúdos de Gestão da Produção e Operações, Gestão da Qualidade dos Processos e Produtos, Desenvolvimento de Processos e Produtos, Logística e Distribuição, Planejamento e Controle da Produção, Pesquisa Operacional, Gestão de Segurança, Saúde e Meio Ambiente, Gestão de Pessoas.

A formação de um Tecnólogo de Petróleo e Gás pleno, inovador, atualizado, com foco em resultados, social e ambientalmente responsável, consciente de seu papel na sociedade moderna, é o objetivo do Curso Superior de Tecnologia de Petróleo e Gás da UNIVERSO.

MERCADO DE TRABALHO

O Tecnólogo de Petróleo e Gás formado na UNIVERSO é capacitado para atuar na coordenação das áreas de planejamento, logística, cadeia de suprimentos, qualidade, meio ambiente e contabilidade de custos das atividades de E&P (Prospecção, Avaliação de Reservatórios, Perfuração e Produção) e Processamento de Petróleo e Gás Natural. Pode atuar em toda a cadeia do petróleo: concessionárias; refinarias; empresas de consultoria; empresas de serviços de prospecção, perfuração, completação, manutenção, logística, transporte e distribuição; empresas fornecedoras de insumos e equipamentos; agências de fomento; seguradoras; órgãos governamentais e entidades, dentre outros.

Duração: 2 anos.
Título: Tecnólogo
Turno: Noturno (Salvador)

EMENTA DO CURSO:

GRADE CURRICULAR:

CORPO DOCENTE:

*As informações divulgadas poderão ser alteradas sempre que necessário, para atender a legislação vigente, o Plano de Carreira Docente e o Regimento Interno da Universidade.

 

INSCREVA-SE JÁ