Home » Notícias» Juiz de Fora » Semana destaca integração entre ensino, pesquisa e extensão

23 de outubro de 2018
Semana destaca integração entre ensino, pesquisa e extensão

Entre os dias 22 e 26 de outubro, a UNIVERSO/Juiz de Fora promove a XVI Semana de Extensão e IV Semana de Pesquisa. O evento possibilita a engajamento de toda a comunidade acadêmica através de amplo debate sobre questões pertinentes e desafiadoras no cenário nacional; auxiliando na formação dos futuros profissionais.

Além de buscar a interação entre comunidade científica, professores e alunos através da troca de informações e experiências, nesse período é possível a integração entre ensino, pesquisa e extensão da comunidade universitária.

Na palestra de abertura que aconteceu na noite do dia 22, no auditório da OAB, o diretor geral do campus, professor Paulo Morse, salientou que a  Extensão Universitária é a ação da universidade  junto à comunidade que possibilita o compartilhamento do conhecimento adquirido por meio do ensino e da pesquisa desenvolvidos na instituição. “É a articulação do conhecimento científico com as necessidades da comunidade onde a universidade se insere, interagindo e transformando a realidade social”, afirmou.

A palestrante de abertura, Priscila Vanessa Zabala Capriles Goliat, professora adjunta no Departamento de Ciências da Computação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), discorreu sobre o tema Desafios da pesquisa e extensão afirmando que Extensão Universitária é, portanto, uma das funções sociais das universidades, que tem por objetivo promover o desenvolvimento social, fomentar projetos e programas de extensão que levam em conta os saberes e fazeres populares, além de garantir valores democráticos de igualdade de direitos.

Lançamento de livro

Durante o primeiro dia da  XVI Semana de Extensão e IV Semana de Pesquisa, houve o lançamento do livro Manual de Design de Sobrancelhas, da professora do curso de Estética, Fernanda Schlinz Lacher. A mesma lembrou a importância da participação dos alunos em eventos como esse, visto que foi justamente por essa via que surgiu o trabalho que ela agora, como professora, publica com o objetivo de auxiliar aos acadêmicos.

Ainda como destaque da semana, o lançamento da 3ª edição da revista científica Caderno Multidisciplinar UNIVERSO, que contempla nesse ano a publicação de 220 artigos  que mesclam conteúdos multidisciplinares.

Paralelamente, os cursos da UNIVERSO/Juiz de Fora têm programação específica para o decorrer da semana.

Semana destaca integração entre ensino, pesquisa e extensão 1 Semana destaca integração entre ensino, pesquisa e extensão 2 Semana destaca integração entre ensino, pesquisa e extensão 3