Unidade de Terapia Intensiva Neonatal

 

Carga Horária Total: 430 h/a

Objetivos:

Capacitar o profissional enfermeiro para cuidar do indivíduo nas diferentes situações críticas em terapia intensiva para cuidar dstes pacientes prestando uma assistência de enfermagem baseada em evidências científicas, visando uma prática ética e holística.

Instrumentalizar o enfermeiro para avaliar, sistematizar e decidir sobre o uso apropriado dos recursos humanos, físicos, materiais na prestão do cuidado ao paciente em condições de terapia intensiva, visndo o trabalho em equipe, humanizado e eficaz.

Capacitar os profissionais enfermeiros para atuarem na área de Terapia Intensiva, buscando desenvolver uma prática voltada para a Sistematização da Assistência de Enfermagem.

Capacitar o profissional a elaborar e desenvolver projetos de pesquisa incorporando esta atividade a sua prática profissional, bem como desenvolver o compromisso ininterrupto com o seu próprio crescimento profissional.

Desenvolver a capacidade de agir nos processos educativos dos profissionais da equipe de saúde em terapia intensiva, durante a sua jornada de trabalho, proporcionando condições para que haja benefícios recíproco entre os trabalhadores.

 

Disciplinas:

Ética/Bioética;

Sistematização da Assistência de Enfermagem em UTI e Neonatal;

Políticas Públicas de Saúde;

Didática do Ensino Superior;

A prática do cuidar em Unidades de Terapia Intensiva-adulto e de enfermagem Neonatal, humanização da assistência-novas estratégias e cuidado paliativo;

Metodologia da Pesquisa;

Epidemiologia/Bioestatística;

Curso de PICC;

Exame físico Neonatal-Cuidados de Enfermagem ao RN, em sala de parto;

Patologias respiratórias comuns no período Neonatal, prematuridade e aleitamento materno;

Cuidados ao Neonato no pré e pós operatório; icterícia Neonatal;

Emergências Neonatais e acidentes na infância;

Distúbios gastro-intestinais, farmacologia aplicada à Neonatologia;

Anomalias Congênitas, cardiopatias congênitas, cuidado RN crítico de UTI, cuidado paliativo;

Atenção à criança com câncer-quimioterapia e radioterapia;

Biossegurança e Controle de Infecção em Unidades de Terapia Intensiva/Sepse;

Ventilação mecânica em Neonatos;

Reanimação Neonatal segundo SBP e atendimento ao RN de risco;

Adimistração de Enfermagem Neonatal;

Estágio em UTI;

Trabalho de Conclusão de Curso.

 

Público Alvo: Enfermeiros graduados que atuam ou desejam atuar na área de Enfermagem Neonatal.

 Periodicidade: Três dias consecutivos: Quinta-feira e Sexta-feira das 18:30 às 22 horas e no sábado das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas (com uma hora de intervalo).

Documentos Necessários: Cópia simples: Diploma de Graduação; Histórico de Graduação, Carteira de Identidade, CPF,  Uma Foto 3×4, Certidão de Casamento ou Nascimento; Comprovante de Endereço.

As informações divulgadas poderão ser alteradas sempre que necessário, para atender a legislação vigente, o Plano de Carreira Docente e o Regimento Interno da Universidade.