COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO (CPA)
A Comissão Própria de Avaliação (CPA), efetivamente implantada em razão do disposto na lei que instituiu o SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior), representada pela Lei 10.861 de 14/04/2004, se constitui como órgão essencial para a promoção na melhoria da qualidade do trabalho acadêmico e dos diversos serviços prestados pela IES, participando do processo de planejamento e avaliação, objetivando:
O planejamento e a avaliação dos processos de gestão da UNIVERSO, tanto nos parâmetros administrativos como acadêmicos, são compromissos assumidos pela IES, visando a atender os referenciais de qualidade estabelecidos. Assim, a cultura de avaliação institucional da ASOEC, Entidade Mantenedora, é anterior à exigência da Lei do SINAES, e seus resultados são reconhecidos como indicadores de gestão para o estabelecimento de metas e prioridades para a alocação de investimentos.
O PROCESSO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UNIVERSO
O processo de Autoavaliação acontece através de um ciclo avaliativo composto por sete pesquisas que são realizadas junto à comunidade acadêmica, a saber:
1. Pesquisa sobre os Aspectos Socioeconômicos e Culturais dos Alunos
Ingressantes: tem como objetivo conhecer o perfil socioeconômico e cultural dos alunos que ingressam na IES através de Processo Seletivo, oriundos de transferências e portadores de diploma.
É realizada duas vezes ao ano, uma vez que a instituição trabalha com o regime semestral em todos os cursos, havendo, portanto, duas entradas anuais. Os dados são coletados através de formulário eletrônico disponibilizado no Espaço do Aluno.
2. Pesquisa Ouvindo o Aluno – Avaliação do Desempenho Docente: realizada anualmente por meio de formulário eletrônico disponibilizado no Espaço do Aluno. É o momento em que todos os discentes são convidados a avaliar aspectos didático-pedagógicos de cada um dos seus professores no semestre.
Os resultados dessa avaliação são disponibilizados pela CPA à Direção e aos Gestores de Cursos na forma de relatórios e cada professor, em particular, recebe das mãos do Gestor de seu curso os resultados referentes à sua avaliação. Estes resultados são entregues no mês de julho, durante o período de Planejamento Acadêmico quando o Gestor de Curso tem a oportunidade de discuti-los com cada docente.
3. Pesquisa Ouvindo o Aluno – Avaliação da Gestão, Infraestrutura e Serviços:
realizada anualmente, sendo o momento em que os alunos avaliam os serviços, a gestão e a infraestrutura disponibilizados pela instituição por meio de formulário eletrônico disponibilizado no Espaço do Aluno.
4. Pesquisa Ouvindo o Aluno – EaD 100%: anualmente por meio de formulário eletrônico disponibilizado no Espaço do Aluno com objetivo de conhecer a avaliação que os alunos do EaD fazem a respeito de aspectos relacionados aos Estudos, Comunicação, Atendimento, Infraestrutura, Material Didático e Imagem da instituição.
5. Pesquisa Ouvindo o Egresso: realizada de dois em dois anos e tem por objetivo conhecer a atuação dos egressos junto à sociedade e no mercado de trabalho, bem como conhecer o quanto o curso realizado foi útil. Os dados são coletados através de formulário eletrônico que é acessado em um link enviado por e-mail para os egressos.
6. Pesquisa Ouvindo o Professor: realizada anualmente, disponibilizada via internet na forma de um questionário eletrônico que engloba questões que avaliam desde as condições de trabalho até os fatores de motivação profissional.
7. Pesquisa Ouvindo o Funcionário Técnico administrativo: aplicada de dois em dois anos aos colaboradores técnicoadministrativos na forma de questionárioeletrônico, que avalia desde as condições de trabalho até os fatores de realização pessoal e profissional.
No conjunto, estas pesquisas buscam definir o perfil institucional a partir do mapeamento do grau de satisfação com os serviços prestados pela UNIVERSO, como também avaliar o processo de comunicação interna considerando como indicadores o desempenho e a eficácia das atividades acadêmicas e/ou administrativas desenvolvidas pelos diversos setores.
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO
Todos os instrumentos de coleta de dados utilizados pela CPA são aplicados de forma eletrônica o que traz velocidade e confiabilidade na base de informações coletadas dos diversos públicos.
O fato da coleta dos dados ser feita de forma on-line, facilita a tabulação dos dados e a criação dos relatórios. Toda esta parte do trabalho conta com o apoio da área de TI da Mantenedora.
FORMAS DE PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE ACADÊMICA
A composição da CPA conta com a participação de todos os segmentos da comunidade acadêmica e com um representante da sociedade civil organizada. É composta por um Presidente, um representante da Gestão de Cursos, um representante do Corpo Docente, um representante do Corpo Técnico administrativo, um representante do EaD, um representante do Corpo Discente e um representante da Sociedade Civil Organizada.
O ciclo avaliativo se encontra implantado e aceito pela Comunidade Acadêmica da IES, já faz parte da cultura da Instituição. Os alunos, professores e funcionários técnico administrativos já se acostumaram a participar das pesquisas o que pode ser constatado pelas expressivas amostras conseguidas nas Pesquisas realizadas pela CPA.
RESULTADOS DE AUTOAVALIAÇÃO UNIVERSO
Centro Universo Belo Horizonte