CPA

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO (CPA)

A Comissão Própria de Avaliação (CPA), efetivamente implantada em razão do
disposto na lei que instituiu o SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação
Superior), representada pela Lei 10.861 de 14/04/2004, se constitui como órgão
essencial para a promoção na melhoria da qualidade do trabalho acadêmico e dos
diversos serviços prestados pela IES, participando do processo de planejamento e
avaliação, objetivando:

– Avaliar, numa visão sistêmica, a dinâmica da gestão institucional analisando
os processos, recursos e resultados, identificando pontos a serem ajustados
dentro de uma ação permanente do processo de otimização da IES na
consolidação de seus objetivos institucionais;

– Apoiar o planejamento e o redirecionamento das ações da instituição com
vistas à busca permanente da qualidade da educação superior;

– Enfatizar resultados que possam subsidiar o redirecionamento das estratégias
de alocação dos recursos;

– Fornecer indicadores para elaboração dos Planos de Ação;

– Fornecer indicadores para a gestão dos recursos humanos;

– Subsidiar o planejamento estratégico institucional;

– Consolidar e manter a cultura de avaliação em todos os níveis administrativos.

O planejamento e a avaliação dos processos de gestão da UNIVERSO, tanto nos
parâmetros administrativos como acadêmicos, são compromissos assumidos pela IES,
visando a atender os referenciais de qualidade estabelecidos. Assim, a cultura de
avaliação institucional da ASOEC, Entidade Mantenedora, é anterior à exigência da Lei
do SINAES, e seus resultados são reconhecidos como indicadores de gestão para o
estabelecimento de metas e prioridades para a alocação de investimentos.

O PROCESSO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UNIVERSO

O processo de Autoavaliação acontece através de um ciclo avaliativo composto
por sete pesquisas que são realizadas junto à comunidade acadêmica, a saber:

1. Pesquisa sobre os Aspectos Socioeconômicos e Culturais dos Alunos
Ingressantes: tem como objetivo conhecer o perfil socioeconômico e cultural
dos alunos que ingressam na IES através de Processo Seletivo, oriundos de
transferências e portadores de diploma. É realizada duas vezes ao ano, uma
vez que a instituição trabalha com o regime semestral em todos os cursos,
havendo, portanto, duas entradas anuais. Os dados são coletados através de
formulário eletrônico disponibilizado no Espaço do Aluno

2. Pesquisa Ouvindo o Aluno – Avaliação do Desempenho Docente: realizada
anualmente por meio de formulário eletrônico disponibilizado no Espaço do
Aluno. É o momento em que todos os discentes são convidados a avaliar
aspectos didático-pedagógicos de cada um dos seus professores no semestre.
Os resultados dessa avaliação são disponibilizados pela CPA à Direção e aos
Gestores de Cursos na forma de relatórios e cada professor, em particular,
recebe das mãos do Gestor de seu curso os resultados referentes à sua
avaliação. Estes resultados são entregues no mês de julho, durante o período
de Planejamento Acadêmico quando o Gestor de Curso tem a oportunidade
de discuti-los com cada docente.

3. Pesquisa Ouvindo o Aluno – Avaliação da Gestão, Infraestrutura e Serviços:
realizada anualmente, sendo o momento em que os alunos avaliam os
serviços, a gestão e a infraestrutura disponibilizados pela instituição por meio
de formulário eletrônico disponibilizado no Espaço do Aluno.

4. Pesquisa Ouvindo o Aluno – EaD 100%: anualmente por meio de formulário
eletrônico disponibilizado no Espaço do Aluno com objetivo de conhecer a
avaliação que os alunos do EaD fazem a respeito de aspectos relacionados aos
Estudos, Comunicação, Atendimento, Infraestrutura, Material Didático e
Imagem da instituição.

5. Pesquisa Ouvindo o Egresso: realizada de dois em dois anos e tem por
objetivo conhecer a atuação dos egressos junto à sociedade e no mercado de
trabalho, bem como conhecer o quanto o curso realizado foi útil. Os dados
são coletados através de formulário eletrônico que é acessado em um link
enviado por e-mail para os egressos.

6. Pesquisa Ouvindo o Professor: realizada anualmente, disponibilizada via
internet na forma de um questionário eletrônico que engloba questões que
avaliam desde as condições de trabalho até os fatores de motivação
profissional.

7. Pesquisa Ouvindo o Funcionário Técnico administrativo: aplicada de dois em
dois anos aos colaboradores técnicoadministrativos na forma de questionárioeletrônico, que avalia desde as condições de trabalho até os fatores de realização pessoal e profissional.

No conjunto, estas pesquisas buscam definir o perfil institucional a partir do
mapeamento do grau de satisfação com os serviços prestados pela UNIVERSO, como
também avaliar o processo de comunicação interna considerando como indicadores o
desempenho e a eficácia das atividades acadêmicas e/ou administrativas
desenvolvidas pelos diversos setores.

INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO

Todos os instrumentos de coleta de dados utilizados pela CPA são aplicados de
forma eletrônica o que traz velocidade e confiabilidade na base de informações
coletadas dos diversos públicos.

O fato da coleta dos dados ser feita de forma on-line, facilita a tabulação dos
dados e a criação dos relatórios. Toda esta parte do trabalho conta com o apoio da
área de TI da Mantenedora.

FORMAS DE PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE ACADÊMICA
A composição da CPA conta com a participação de todos os segmentos da
comunidade acadêmica e com um representante da sociedade civil organizada. É
composta por um Presidente, um representante da Gestão de Cursos, um
representante do Corpo Docente, um representante do Corpo Técnicoadministrativo,
um representante do EaD, um representante do Corpo Discente e um representante
da Sociedade Civil Organizada.

O ciclo avaliativo se encontra implantado e aceito pela Comunidade Acadêmica
da IES, já faz parte da cultura da Instituição. Os alunos, professores e funcionários
técnicoadministrativos já se acostumaram a participar das pesquisas o que pode ser
constatado pelas expressivas amostras conseguidas nas Pesquisas realizadas pela CPA.