Mestrado em Ciências da Atividade Física



A proposta de criação do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Atividade Física (PPGCAF) da Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO) surgiu em 2005 como consequência natural das metas de expansão da universidade nas áreas de ensino e pesquisa na pós-graduação stricto-sensu, do crescimento de seu curso de graduação em Educação Física e da busca crescente dos profissionais por uma formação em nível de Mestrado.

Tendo recebido autorização da CAPES para funcionar em fevereiro de 2006, o PPGCAF realizou o concurso de seleção para a primeira turma do Curso de Mestrado em junho de 2006 e iniciou efetivamente suas atividades em agosto de 2006, promovendo uma segunda seleção em fevereiro de 2007. A partir de então, o curso vem mantendo processos seletivos semestralmente.

​O programa PPGCAF-UNIVERSO tem por objetivo geral fomentar a produção de conhecimento e formar pessoal qualificado para o exercício das atividades de pesquisa e do magistério superior, contribuindo assim para o avanço do conhecimento no campo das Ciências da Atividade Física. Tais objetivos estão em consonância com o Plano de Desenvolvimento Institucional da Universidade Salgado de Oliveira, como segue (excerto do PDI):

Missão: A UNIVERSO é uma instituição nacional, com a missão de promover a formação integral do homem, dando oportunidade de educação para todos, fundamentada em valores éticos e morais e compromissada com as responsabilidades sociais da comunidade.

Visão: Os profissionais formados pela UNIVERSO deverão ser reconhecidos pela capacidade de: – Pensar e agir de forma empreendedora; – Elaborar projetos, buscando oportunidade de negócios; – Integrar habilidades humanas, administrativas e tecnológicas; – Produzir conhecimento, desenvolvendo o pensamento divergente e crítico-social, através de soluções inovadoras; – Conhecer sua ambiência regional, interagindo com a nacional e a internacional; – Selecionar as informações mais adequadas para cada etapa de sua vida profissional; – Buscar, permanentemente, conhecimentos por intermediário da educação continuada; – Comprometer-se com os programas sociais da comunidade; – Exercer suas atividades com empenho e dedicação, expressando seus talentos e habilidades, priorizando éticos e morais; Valorizar as atividades artísticas e culturais como forma de crescimento pessoal.

Desse modo, os Objetivos Específicos do PPGCAF são:

  1. a) Contribuir para promover a integração de áreas do conhecimento, disciplinas acadêmicas e tecnologias relevantes para a fundamentação e desenvolvimento das Ciências da Atividade Física;
  2. b) Promover a reflexão sobre questões que permeiam a teoria e a prática em Ciências da Atividade Física, através do desenvolvimento de atividades de ensino e pesquisa;
  3. c) Proporcionar a ampliação e aprofundamento dos conhecimentos teóricos e metodológicos de profissionais de nível superior interessados em Ciências da Atividade Física;
  4. d) Contribuir para formação de pesquisadores de alto nível, conscientes de seu papel social, valendo-se de técnicas avançadas em métodos, redação e leitura científicas;
  5. e) Formar docentes capazes de atuar em instituições de ensino superior, aplicando métodos inovadores e formando opinião no campo das Ciências da Atividade física;
  6. f) Constituir-se, efetivamente, como um centro de excelência de pesquisa na área das Ciências da Atividade Física.

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO

Aspectos Biodinâmicos e Socioculturais da Atividade Física

O PPGCAF possui uma área de concentração e três linhas de pesquisa, abordando tanto os efeitos biológicos das atividades físicas, quanto estudos que entendem a corporeidade humana como um fenômeno social e cultural, indissociável dos aspectos biológicos. Por um lado, desenvolvem-se linhas de pesquisa voltadas para a análise da maneira pela qual as atividades físicas, formais ou não, provocam respostas bioquímicas e perceptivas induzindo adaptações orgânicas cujo impacto influenciará no estado geral de saúde e potencial de desempenho para realização de trabalhos físicos. Por outro, procura-se compreender como aspectos extrínsecos ao movimento corporal, que se manifestam no decorrer de sua interação com os aspectos inerentes ao contexto global no qual ele é praticado, atuam como determinantes dos efeitos sobre o estado geral de saúde e desempenho humano. Nota-se ser de particular interesse dessa área de concentração o papel das atividades físicas como agentes de inclusão social. Nesse contexto, fenômenos socioculturais como os preconceitos e estereótipos, bem como os determinantes econômicos e sociais da prática das atividades físicas constituem-se tópicos preferenciais de investigação.


LINHAS DE PESQUISA

Educação Física, Atividade Física, Esporte e Manifestações Culturais

Nesta linha de pesquisa, considera-se central investigar o papel das atividades físicas em um contexto de embates entre a exclusão e a inclusão social. Fenômenos socioculturais como preconceitos e estereótipos, bem como os determinantes econômicos e sociais da prática das atividades físicas constituem-se tópicos de investigação. As temáticas abrangentes desenvolvidas em relação às atividades físicas incluem: educação física escolar, violências, racismo, questões de gênero, envelhecimento, projetos sociais esportivos e desenvolvimento sustentável.

Aspectos Fisiológicos e Neuropsicológicos da Prescrição do Exercício Físico na Saúde e Desempenho Humanos

A identificação das estratégias adequadas de prescrição de exercícios é um aspecto importante para que se alcancem os resultados pretendidos com mais eficácia e segurança. Esta linha de pesquisa estuda questões fisiológicas e neuropsicológicas da prescrição de exercícios, envolvendo diferentes métodos de treinamento, aplicados a diferentes populações. Além disso, são investigados os efeitos das manipulações das variáveis de prescrição dos exercícios aeróbios, de força, de flexibilidade, bem como de modalidades mistas nas populações estudadas. A linha de pesquisa visa identificar as melhores estratégias para otimizar as respostas ao esforço em termos de respostas agudas e adaptações em longo prazo.

Epidemiologia da Atividade Física, Exercício e Esporte

Esta linha de pesquisa tem como principais objetivos estudar a relação entre os níveis de atividade física, a prática de exercícios físicos e a saúde em diferentes populações. Também se destina a investigar a qualidade de métodos e/ou instrumentos de fácil aplicação e baixo custo para a avaliação funcional e prescrição de exercícios para grandes grupos populacionais. Em adição, tem o foco nos determinantes físicos e psicossociais dos níveis de atividade física. Para tanto, são estudados a influência de indicadores antropométricos, aptidão cardiorrespiratória, saúde mental, relações sociais, dentre outros aspectos, que potencialmente influenciam no nível de atividade física. Nessa perspectiva, são utilizadas diferentes abordagens epidemiológicas tendo a atividade física como desfecho principal.

PROFESSORES PERMANENTES

Aldair José de Oliveira

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2001), mestrado em Educação Física pela Universidade Gama Filho (2004) e doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2011), com estágio de pós-doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2013).

Currículo Lattes – http://lattes.cnpq.br/7669724967517451


José Eduardo Lattari Rayol Prati

Doutor em Saúde Mental pelo Programa de Pós Graduação em Psiquiatria e Saúde Mental (UFRJ). Fez dois mestrados, o primeiro em Ciências do Exercício e do Esporte pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e o segundo em Ciências da Atividade Física pela UNIVERSO. Também possui duas especializações, uma em Anatomia Humana e Biomecânica pela Universidade Castelo Branco (UCB) e a outra pelas Faculdades Integradas Maria Theresa (UNIMATH).

Currículo Lattes – http://lattes.cnpq.br/8861898765958365

 

Renata de Sá Osborne da Costa

Doutora em Liderança Educacional pela Florida Atlantic University (2002), Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1996) e Graduada em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1987).

Currículo Lattes – http://lattes.cnpq.br/4380519045659230

 

Carlos Alberto Figueiredo da Silva

Graduado em Direito pela Universidade Federal Fluminense (1993) e licenciado em Educação Física pela Universidade Gama Filho (1979), com um estágio de pós-doutorado em gestão do desporto na Universidade do Porto, Portugal (2010), mestre (1997) e doutor em Educação Física (Educação Física e Cultura) pela Universidade Gama Filho (2002). Especializações em didática e metodologia de ensino (Universidade Estácio de Sá), MBA em estratégia (COPPEAD-UFRJ) e gestão da inovação educacional (UNISUAM), além de diversos cursos de atualização em diferentes países.

Currículo Lattes – http://lattes.cnpq.br/3308353239983218

 

Roberto Ferreira dos Santos

Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1975), Mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1990) e Doutorado em Ciências do Desporto e Educação Física pela Universidade do Porto (1996).

Currículo Lattes – http://lattes.cnpq.br/1824197860560832

 

Walace David Monteiro

Possui curso de Licenciatura Plena Em Educação Física pela Fundação Oswaldo Aranha (1984), Mestrado e Doutorado em Educação Física pela Universidade Gama Filho (1994 e 2003, respectivamente). Em 1993 ingressou no Laboratório de Fisiologia do Exercício do Instituto de Ciências da Atividade Física da Aeronáutica, atuando como pesquisador.

Currículo Lattes – http://lattes.cnpq.br/4870820640585366

 

Silvio Rodrigues Marques Neto

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estácio de Sá, Mestrado em Ciências Biológicas (Fisiologia) e Doutorado em Ciências Biológicas (Fisiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi professor dos cursos de graduação do Centro Universitário da Cidade, da Universidade Gama Filho e da Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO).

Currículo Lattes – http://lattes.cnpq.br/2641220134282683

 

Bruno Ribeiro Ramalho de Oliveira

Doutorado em Psiquiatria e Saúde Mental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil. Mestrado em Ciências do Exercício e do Esporte pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil. Graduação em Educação Física pela Universidade Gama Filho, UGF, Brasil. Realiza estágio de pós-doutoramento junto ao Programa de Pós Graduação em Ciências do Exercício e do Esporte pela UERJ.

Currículo Lattes – http://lattes.cnpq.br/8811356725465308

 

Martha Lenora Queiroz Copolillo

Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983) e Mestrado em Tecnologia Educacional nas Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ – PROPED (2011). Fez estágio de pós-doutoramento no Instituto de Filosofia da Universidade do Porto – Portugal.

Currículo Lattes – http://lattes.cnpq.br/8067641537250882

 

Sara Lúcia Silveira de Menezes

Possui Graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de Santa Maria (1981), Especialista em Metodologia do Ensino Superior (1991). Mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997) e Doutorado em Ciências Biológicas (Fisiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002).

Currículo Lattes – http://lattes.cnpq.br/1227065353827577

 

Adalgiza Mafra Moreno

Possui graduação em Fisioterapia pelo Centro Universitário Augusto Motta (1991), graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina (1984), mestrado em Fisioterapia pelo Centro Universitário do Triângulo (2000) e doutorado em Ciências Cardiovasculares pela Universidade Federal Fluminense (2013).

Currículo Lattes – http://lattes.cnpq.br/0565722195722162

 

Roberto Poton Martins

Doutor e Mestre em Educação Física (UEL/UEM) na área da Fisiologia do Exercício (linha de ajustes e respostas fisiológicas e metabólicas ao exercício físico). Fez especialização em Fisiologia Geral (Ciências Fisiológicas-CCB/UEL) e formou-se Bacharel em Educação Física pela mesma universidade (UEL).

Currículo Lattes – http://lattes.cnpq.br/6211178510566999

 

Thiago Teixeira Guimarães

Graduado em Educação Física (Licenciatura Plena) pela UFRJ. Doutor pela UERJ. Mestre pela UFRJ, tendo sido bolsista FAPERJ. Pós-graduado (lato sensu) em Ciências da Performance Humana (UFRJ), Exercício Físico Aplicado à Reabilitação Cardíaca e a Grupos Especiais (UGF), e Capacitação Continuada em Esporte Escolar (UnB).

Currículo Lattes – http://lattes.cnpq.br/4356552805912391

 

PROFESSORES COLABORADORES

Tiago Miguel Patrício Ribeiro

Assistant professor at the Faculty of Human Kinetics at the University of Lisbon (2020). Local coordinator at the GOvernance & Administration of Leisure and Sports International Master (GOALS) ERASMUS Mundus (2022). Research fellow by FAPERJ (2015-2016) and Olympic Studies Centre (2017). Editorial Advisory Board in Event Management (EUA) and board-member at the Sport Evolution Alliance (PT).

Currículo Lattes – http://lattes.cnpq.br/6081081342768398

 

José Leonardo Mataruna-dos-Santos

Doutor em Educação Física pela Universidade Gama Filho (UGF), Mestre em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com três estágios de pós-doutoramento: Programa Avançado de Cultura Contemporânea (UFRJ); Sport Management – Technische Universität München, e Pós-doutorado em Sport for Development – Marie Curie Fellow (Research and Innovation) – European Union, Investigator Grants (Coventry University – UK). Especialista em Estudos Olímpicos pela International Olympic Academy, Pós-Graduado em Relações Internacionais (Conflict Resolution Skills PgCert – Cov Uni – UK), Pós-Graduado em Judô (UFRJ), Pós-Graduado em Docência do Ensino Superior (UCAM) e Pós-Graduado em Treinamento de Recursos Humanos (ABT). Bacharel e Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(UFRJ).

Currículo Lattes – http://lattes.cnpq.br/6061065555565278

ESTÁGIO DE PÓS-DOUTORAMENTO

Grit Kirstin Koeltzsch

Possui doutorado em Ciencias Sociales – Universidad Nacional de Jujuy (2021). Atualmente é ayudante de primera – Universidad Nacional de Jujuy. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia do corpo, dança e movimento, performances culturais, epistemologias do corpo.

Currículo Lattes – http://lattes.cnpq.br/0856502062861908

 

Laboratório de Antropometria e Prescrição de Exercício

O Laboratório de Cineantropometria dispõe de uma ampla variedade de instrumentos para medida das características antropométricas (balança, fita métrica, compassos de dobras cutâneas, paquímetros e antropômetros). O laboratório possui, ainda, equipamentos que são usados em diversos projetos de pesquisa, alguns deles em conjunto com outros laboratórios. Além disso, a instituição possui uma sala com equipamento específico para os trabalhos de treinamento de força que servem ao mestrado. Essa sala é ampla, com cerca de 80 metros quadrados e serve somente ao mestrado e ao curso de graduação.

 

Laboratório de Fisiologia do Exercício

O Laboratório de Fisiologia do Exercício reúne equipamentos que permitem atuar em diversos projetos de pesquisa, principalmente se associado aos equipamentos existentes nos Laboratórios de Biomecânica e Cineantropometria. Atualmente o laboratório dispõe de bicicletas ergométricas (CatEye®, Japão) e esteira rolante (INBRAMED®, Brasil), além de cardiofrequencímetros Polar® (Accurex Plus e Advantage, Finlândia), analisador metabólico VO2000 (Medgraph®, EUA), esfigmomanômetros e estetoscópios (Welch®, EUA). Para pesquisas envolvendo respostas agudas tardias e crônicas de pressão arterial, dispõe-se de equipamento para monitorização ambulatorial (MAPA, Spacelabs®, USA). Dispõem-se, ainda, de goniômetros para avaliação da mobilidade articular e de aparelho de ultrassom (Aloka®, Japão) para avaliação da espessura muscular e ângulo de penação.

 

Laboratório de Estudos Socioculturais das Atividades Físicas (LESCAF)

O LESCAF é um espaço de interação entre professores, estudantes e visitantes para desenvolvimento de estudos relacionados aos aspectos socioculturais das atividades físicas. Este espaço reúne acesso à internet, computadores, mesa, poltrona e sofá, cadeiras, mini biblioteca, impressora, materiais didáticos e material de consumo.

 

Laboratório de Fotografia e TV

O Laboratório de Fotografia dispõe de dois estúdios e um laboratório de revelação, enquanto o Laboratório de TV inclui um estúdio e uma sala de edição. As máquinas fotográficas disponíveis no Laboratório de Fotografia e o laboratório de revelação são instrumentos básicos para a construção de um arquivo de imagens, feito pelos alunos da pós-graduação em suas pesquisas de campo. Técnicos em fotografia orientam os alunos, o que se faz importante para que assimilem e possam mais bem explorar os recursos operacionais dos equipamentos fotográficos disponíveis. As filmadoras digitais do laboratório de TV dão mais agilidade e mobilidade operacional ao trabalho de pesquisa documental, além de conseguirem uma definição de imagens de melhor qualidade. Estes recursos auxiliam as tomadas externas, particularmente aquelas em primeiro plano e plano sequência, fundamentais para as filmagens.

 

Laboratórios parceiros

Laboratório de Pesquisas Clinicas e Experimentais da Biologia Vascular (BIOVASC-UERJ)

Este laboratório está capacitado a fornecer: análise invasiva de medidas de fluxo sanguíneo para a avaliação da vasodilatação endotélio-dependente e vasodilatação endotélio-independente por pletismografia de oclusão venosa; dosagem sanguínea para a análise de diferentes Hormônios e para análise de Biomarcadores Pró-Inflamatórios, Anti-Inflamatórios e de Ativação Endotelial, além de estar capacitado para a leitura de Biomarcador de peroxidação lipídica, Metabólico e de Disfunção Endotelial; analise da densidade capilar funcional (DCF) no repouso durante 2 minutos; determinação não-invasiva contínua da perfusão microvascular, oferecendo informações sobre a velocidade das hemácias no campo e a perfusão; avaliação da sensibilidade barorreflexa e das seguintes variáveis hemodinâmicas: frequência cardíaca, pressão arterial sistólica, pressão arterial diastólica, pressão arterial média, volume sistólico, fração de ejeção do ventrículo esquerdo, intervalo de pulso, débito cardíaco, resistência vascular periférica.. Muitos dos projetos desenvolvidos pelo PPGCAF contam com a contribuição decisiva dos pesquisadores do BIOVASC, especialmente aqueles relacionados aos aspectos biodinâmicos das atividades físicas.

 

Laboratório de Pesquisas Neuromuscular e Fisiologia do Exercício (PNEURO/PFISIEX-INTO)

São laboratórios integrados de pesquisa do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (INTO). Possuem cinco linhas de pesquisa, a saber: 1) Biomecânica muscular, tendínea e osteoarticular aplicadas à ortopedia e traumatologia; 2) Efeitos do exercício físico na prevenção e terapêutica de lesões ortopédicas a partir da identificação de fatores de risco intrínsecos e extrínsecos; 3) Estudo dos aspectos neuromusculares, cardiorrespiratórios e metabólicos no desempenho físico na saúde, no pré e pós- operatório ortopédico; 4) Aspectos cinéticos, cinemáticos e metabólicos da marcha em pacientes ortopédicos; 5) Computação científica e processamento digital de dados aplicados ao estudo do movimento humano e ortopedia. Atualmente têm capacidade de realizar diversas medidas neuromuscular e metabólicas como: Dinamometria Isocinética, Taxa de Desenvolvimento de Torque (TDT), Ultrassonografia, Eletromiografia, testes de campo para potência muscular, Teste cardiopulmonar de exercício realizados em esteira rolante, bicicleta ergométrica e ergômetro de braço todos de alto desempenho, prova de função pulmonar, medida de variáveis hemodinâmicas e respiratórias, medidas antropométricas e avaliação da composição corporal por análise de dobras cutâneas e Impedância Bioelétrica. O PNEURO/PFISIEX-INTO, se apresenta como um novo parceiro para o desenvolvimento de pesquisas junto ao PPGCAF da UNIVERSO.


Recursos de Informática

O Programa de Pós Graduação em Ciências da Atividade Física disponibiliza um computador para cada um de seus docentes. A secretaria e coordenação do curso possuem, cada uma, um computador, da mesma forma que os laboratórios utilizados para as Linhas de Pesquisa são devidamente informatizados. Em suma, o Programa possui um total de 18 computadores. Além disso, e Instituição oferece aos alunos cinco laboratórios com cerca de cem computadores para a realização de trabalhos acadêmicos. O curso provê acesso independente à internet para seus docentes e alunos, com possibilidade de consulta à base de Periódicos CAPES.

 

Biblioteca

A biblioteca da UNIVERSO do campus Niterói integra o Sistema de Bibliotecas da Universo – UNISISBI, composto pelas bibliotecas dos campus de São Gonçalo, Niterói, Campos dos Goytacazes, Goiânia, Recife, Juiz de Fora e Belo Horizonte, e encontra-se situada no andar térreo do Bloco A, em uma área de 890 m2, distribuída entre uma sala de atendimento ao público, uma sala de tratamento técnico, três salas contendo o acervo de livros e demais obras de referência, uma sala contendo os periódicos e monografias, três salões de leitura, 46 cabines para estudo individual, quatro salas para estudo em grupo e uma sala de consulta à Internet.

Entre os serviços por ela oferecidos destacam-se os seguintes: levantamento bibliográfico; consulta de livros, dicionários e periódicos em até quatro obras simultâneas, aberta aos alunos, professores e funcionários da UNIVERSO e comunidade em geral; reserva online pelo site da Universidade (www.universo.edu.br – Biblioteca – Consulta online) e sua disponibilização ao leitor por 24 horas a partir da data de chegada na biblioteca, obedecendo- se à ordem das solicitações; serviço de comutação bibliográfica – COMUT; empréstimo entre bibliotecas e organismos afins; acesso à Internet; treinamento de usuário para acesso de informações nos terminais de computador; acesso à base de dados em CD ROM e Internet; alerta bibliográfico; empréstimo de até duas obras pelo prazo de sete dias, renováveis quando as obras não estiverem sendo solicitadas, a alunos, professores e funcionários da Universo; empréstimo de exemplares únicos (livros de consulta) nos finais de semana, a serem devolvidos no primeiro dia útil subsequente à data do empréstimo, no horário de 7 às 8h da manhã, em quantidade dependente do limite disponível ao usuário, considerando-se o já utilizado para empréstimo domiciliar.

A Biblioteca encontra-se totalmente informatizada com o software Sysbibli – Sistema de Automação de Bibliotecas e Centros de Documentação, e, consequentemente, a consulta aos itens existentes no acervo pode ser realizada nos terminais da Biblioteca do Campus, disponíveis em cinco computadores acoplados a cinco impressoras, ou na web (www.universo.edu.br). A biblioteca ainda dispõe de mais 10 computadores multimídia, com acesso a informações contidas na Internet, CD-Rom, DVD, disco magnético, microfilme e outros suportes, além de mais três impressoras, para prestar atendimento aos usuários. A utilização desses recursos é feita mediante prévia reserva ou disponibilidade dos terminais de computador para acesso.

A biblioteca disponibiliza 3 salas para o acervo bibliográfico, 1 sala para atendimento; 1 sala para tratamento técnico; 1 sala para periódicos e monografias; 1 sala para consulta bibliográfica na Internet; 3 salas para leitura; 46 cabines para estudo individual e 4 salas para estudo em grupo. Os 24 computadores da biblioteca estão divididos da seguinte maneira: 1 computador servidor; 5 computadores para serviços técnicos; 15 computadores multimídia; 10 computadores para atendimento ao usuário; 3 computadores para usuários de periódicos e 5 computadores para terminais de consulta.

A Biblioteca oferece aos seus usuários os seguintes serviços: empréstimo domiciliar; renovação de empréstimo; consulta local; elaboração de ficha catalográfica; levantamento bibliográfico; orientação na elaboração de teses, monografias e projetos; serviço de comutação bibliográfica – COMUT; empréstimo entre bibliotecas e organismos afins; treinamento de usuário para acessar informação nos terminais do computador; acesso à Internet e bases de dados; ambiente para estudo em grupo e/ou individual. Todas as bases de dados com acesso livre, incluindo o Portal CAPES.

O acervo das bibliotecas por ser resumido como segue:

Acervo da Biblioteca Geral: Livros – número de títulos total: 28.862; número de exemplares total: 62.426; Periódicos – número de títulos total: 1.392; número de fascículos: 25.492; Multimeios – títulos: 1.525; exemplares: 2344

Acervo da Biblioteca Específica: Mestrado em Ciências da Atividade Física: Livros – títulos: 613; exemplares: 1.348; Áreas correlatas – Ciências Humanas: títulos: 11675; exemplares: 29.138; Ciências Sociais Aplicadas: títulos: 17821; exemplares: 41.559; Periódicos de CAF – títulos: 44; número de fascículos: cerca de 600.

Outras Informações

O PPGCAF conta, ainda, com o Complexo Poliesportivo do Campus Marechal Deodoro da UNIVERSO. O Complexo Esportivo dispõe de piscina semiolímpica, quadras poliesportivas, ginásio coberto e campo de futebol. O curso de graduação em Fisioterapia oferece acesso a sala de treinamento de força, com pesos livres e máquinas isotônicas.

Além da estrutura descrita, deve-se notar que existem três laboratórios de informática no segundo andar do bloco B, e dois no segundo andar do bloco A, à disposição dos alunos. Além disso, são disponibilizados por cada orientador, seus gabinetes de pesquisa, para que os alunos os utilizem. É importante mencionar que o fluxo total de alunos, nesse momento, permite que as orientações, pesquisas e produção de trabalhos sejam distribuídas ao longo das várias horas que os professores e os alunos permanecem no programa. As aulas do curso são ministradas em salas climatizadas. Além disso, completa a infraestrutura do programa três auditórios para cerca de 200 pessoas. Nesses espaços são realizadas, usualmente, as cerimônias mais importantes da instituição.

formação acadêmica básica em Educação Física (graduação) e um docente oriundo da área da sociologia. Todos os docentes obtiveram titulação em nível de Pós-Graduação com o desenvolvimento de dissertações de mestrado e teses de doutorado relacionadas às ciências das atividades físicas, conforme definidas na presente proposta, o que pode ser confirmado pelo exame de seus Currículos Lattes. Isso vem se refletindo nas temáticas das orientações das dissertações desenvolvidas no PPGCAF-UNIVERSO, nas linhas de pesquisa vinculadas às esferas sociocultural, pedagógica ou biodinâmica – em absolutamente todos os casos, as dissertações defendidas no quadriênio exibiram aderência às temáticas açambarcadas pela Área 21 em geral e à Educação Física, em particular.

 

Edital 2023.1

São as seguintes as disciplinas oferecidas, com a carga horária e créditos correspondentes:

  • Disciplinas obrigatórias
    – Atividade física e promoção da saúde – 3 créditos e 45 horas;
    – Atividade física, exclusão e inclusão social – 3 créditos e 45 horas;
    – Epistemologia e metodologia da pesquisa – 3 créditos e 45 horas;
    – Didática e metodologia do ensino superior – 3 créditos e 45 horas;
    – Estatística (métodos quantitativos em ciências da atividade física) (obrigatória de linha de pesquisa) – 3 créditos e 45 horas;
    – Métodos qualitativos em ciências da atividade física (obrigatória de linha de pesquisa) – 3 créditos e 45 horas;
    – Estágio em docência superior – 3 créditos e 45 horas
    – Seminário de Consolidação Temática e Pesquisa – 3 créditos e 45 horas

2) Disciplinas eletivas
– Eletiva I – 3 créditos e 45 horas;
– Eletiva II – 3 créditos e 45 horas;

– Eletiva III – 3 créditos e 45 horas;

– Eletiva IV – 3 créditos e 45 horas;

3) Disciplinas vinculadas à elaboração da dissertação
– Dissertação I – 4 créditos e 60 horas;
– Dissertação II – 4 créditos e 60 horas.

​Para integralizar os créditos do curso de Mestrado em Ciências da Atividade Física, além de completar os créditos e defender um trabalho monográfico de dissertação, o aluno do PPGCAF deverá apresentar comprovante de aceite de publicação ou comprovante de publicação de artigo, capítulo ou livro, em parceria com o orientador, cujo nível é definido no regimento do curso.

 

Base da CAPES

https://catalogodeteses.capes.gov.br/catalogo-teses/#!/

[PRODUÇÃO ACADÊMICA]

 

Eduardo Lattari https://orcid.org/0000-0003-0600-4005

Renata Osborne https://orcid.org/0000-0003-4679-0530

Roberto Poton https://orcid.org/0000-0002-8428-2599

Roberto Ferreira dos Santos https://orcid.org/0000-0002-3942-9459

Silvio Marques Neto https://orcid.org/0000-0001-5742-4646

Walace David Monteiro https://orcid.org/0000-0002-9736-1341

Carlos Alberto Figueiredo da Silva https://orcid.org/0000-0002-7429-932X

Sara Lúcia Silveira de Menezes https://orcid.org/0000-0002-4450-7642

Martha Lenora Queiroz Copolillo https://orcid.org/0000-0003-3287-8670

Adalgiza Mafra Moreno https://orcid.org/0000-0003-3681-7314

Thiago Teixeira Guimarães https://orcid.org/0000-0001-6457-5098

Aldair José de Oliveira

Bruno Ribeiro Ramalho de Oliveira

Tiago Miguel Ribeiro https://orcid.org/0000-0002-4307-8671

Leonardo Mataruna-dos-Santos https://orcid.org/0000-0001-9456-5974

Grit kirstin Koeltzsch https://orcid.org/0000-0001-9331-0611

 

Eduardo Lattari https://orcid.org/0000-0003-0600-4005

Renata Osborne https://orcid.org/0000-0003-4679-0530

Roberto Poton https://orcid.org/0000-0002-8428-2599

Roberto Ferreira dos Santos https://orcid.org/0000-0002-3942-9459

Silvio Marques Neto https://orcid.org/0000-0001-5742-4646

Walace David Monteiro https://orcid.org/0000-0002-9736-1341

Carlos Alberto Figueiredo da Silva https://orcid.org/0000-0002-7429-932X

Sara Lúcia Silveira de Menezes https://orcid.org/0000-0002-4450-7642

Martha Lenora Queiroz Copolillo https://orcid.org/0000-0003-3287-8670

Adalgiza Mafra Moreno https://orcid.org/0000-0003-3681-7314

Thiago Teixeira Guimarães https://orcid.org/0000-0001-6457-5098

Aldair José de Oliveira

Bruno Ribeiro Ramalho de Oliveira

Tiago Miguel Ribeiro https://orcid.org/0000-0002-4307-8671

Leonardo Mataruna-dos-Santos https://orcid.org/0000-0001-9456-5974

Grit kirstin Koeltzsch https://orcid.org/0000-0001-9331-0611

 

– Jessica Aguiar Durante (conclusão 2021); Professora da Secretaria Municipal de Educação – RJ, SME-RJ, Brasil.​​ http://lattes.cnpq.br/2861897271680997

– Luciana Bernardes Vieira de Rezende Hersen Monteiro (conclusão 2022); Professora da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro – Santo Cristo, SEE/RJ, Brasil. Professora do Instituto Presbiteriano Álvaro Reis, INPAR, Brasil. Professora do Colégio Cruzeiro, Rio de Janeiro. http://lattes.cnpq.br/1200169553618911

– Anderson Alves da Silva (conclusão 2022); Professor em academias de ginástica no Rio de Janeiro. http://lattes.cnpq.br/6016254361688954

 

– Silvia Inês Gonçalves Flauzino (conclusão 2022); Professora da Rede Municipal de Niterói, Rio de Janeiro. Secretaria Municipal de Educação de Niterói, Brasil. http://lattes.cnpq.br/7130446258614344

– Carlos Henrique Rego Gonçalves (conclusão 2021); Professor concursado do Colégio Pedro II, com dedicação exclusiva. http://lattes.cnpq.br/6420198177229798

– Viviane Peixoto de Castro Netto (conclusão 2021); Professora e pesquisadora da Universidade Estácio de Sá, Petrópolis, Rio de Janeiro. http://lattes.cnpq.br/6605052120082993

– Fabrícia Estevam de Oliveira (conclusão 2021);

http://lattes.cnpq.br/5655983493933057

– Roberta Arruda Alves (conclusão 2022); Atualmente, é membro participante do LABSAFE (Laboratório de Dimensões Sociais Aplicadas à Atividade Física e ao Esporte), do grupo de pesquisa ELDAF (Estudo Longitudinal dos Determinantes da Atividade Física), regularmente cadastrado no diretório de Grupo de Pesquisa do CNPq.

– Glaciane dos Santos AXT (conclusão 2022). Professora da Prefeitura Municipal de Nova Iguaçu, Brasil.  http://lattes.cnpq.br/5323552785628816

– Julia Araujo de Figueiredo (conclusão 2022). Professora da Legacy School,,Brasil.http://lattes.cnpq.br/2031256820184084

– Luciana Machado Almeida de Arquino (conclusão 2021); Profe

ssora concursada do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro. http://lattes.cnpq.br/4210464570477137

– Felipe Amorim da Cunha (conclusão 2008); Doutorado em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Fisiopatologia Clínica e Experimental (FISCLINEX) na Universidade do Estado do Rio de Janeiro e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Exercício e do Esporte (PPGCEE/UERJ). Bolsista JCNE da FAPERJ.

 

– José Edmilson da Silva (conclusão 2008); Coordenador de Projetos e Extensão Curricular da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro – SME/RJ; Diretor do Ginásio Experimental Olímpico (GEO) de Santa Teresa, Rio de Janeiro; Coordenador I da 4ª Coordenadoria de Educação Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro; Coordenador do Curso de Licenciatura em Educação Física do Centro Universitário Augusto Motta.

 

– Daniel Correa de Mattos (conclusão 2009); Professor da Prefeitura do Município do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Educação; Coordenador do Ginásio Experimental Olímpico (GEO) de Santa Teresa, Rio de Janeiro.

 

– Jacques Araújo Netto (conclusão 2010); Diretor de Planejamento e Gestão da Federação de Voleibol do Rio de Janeiro; Docente da Universidade Estácio de Sá no curso de Educação Física; Docente do Centro Universitário Augusto Motta no curso de Educação Física; Coordenador do curso de Educação Física da Universidade Estácio de Sá nos Campi: Resende, Barra Word Recreio e Jardim Sulacap.

 

– João Domingos Bezerra Mandarino (conclusão 2011); Diretor Executivo de Esportes Olímpicos do Fluminense Football Club; Diretor da WM Empreendimentos Esportivos, atuando na elaboração, gerenciamento e prestação de contas de projetos esportivos incentivados; Docente dos cursos de graduação e especialização em Educação Física, do Centro Universitário Augusto Motta – UNISUAM; Gestor do Núcleo Esportivo João Havelange e Coordenador de projetos de extensão na área de esportes e técnico de handebol na UNISUAM; Docente do curso de Educação Física da Universidade Estácio de Sá – UNESA; Coordenador de Educação Física/Esportes do Sistema Miguel Couto de Ensino.

 

– Orestes Manoel da Silva (conclusão 2011); Docente da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

 

– Rafael Mocarzel (conclusão 2011), Doutorado em Educação Física, na Universidade do Porto, Portugal, defesa em 2021; Professor Colaborador do Conselho Regional de Educação Física da 1ª região (CREF-1).

 

– Robson da Fonseca Alves (conclusão 2012); Docente da Universidade Estácio de Sá – UNESA; Diretor Técnico de Ensino da Empresa SAFE Treinamentos e Consultoria em Primeiros Socorros e Suporte Básico de Vida, Docente Conteudista Nacional da Universidade Estácio de Sá para a disciplina de Socorros e Urgências em Atividades Físicas; Professor/Tutor da área da saúde do Núcleo de Ensino à Distância (EAD) da Universidade Estácio de Sá, nas disciplinas de: anatomia sistêmica, atividade física, saúde e qualidade de vida, socorros e urgências em atividades físicas, Educação Física, nas Unidades e Programas de Saúde; Professor/Tutor da disciplina Vigilância em Saúde, da Pós-Graduação/MBA em Estratégia em Saúde da Família, pela Universidade Estácio de Sá.

 

– Bruna Medeiros Neves (conclusão 2013); Chefe do Departamento de Apoio ao Ensino na Escola de Educação Física do CEFAN – Marinha do Brasil.

 

– Edson Faret da Costa Júnior (conclusão 2013); Docente concursado da FAETEC e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ); Docente celetista da Universidade Salgado de Oliveira (SG/RJ) nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física; Professor Substituto na Universidade Federal Fluminense; Gestor na Pós-graduação Lato Senso nos cursos: Futebol e Futsal, Educação Física Escolar, Treinamento Funcional e Psicomotricidade.

 

– Gustavo Gonçalves Cardozo (conclusão 2013); Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Exercício e Esporte – UERJ; Coordenador do Programa Total-Care da Amil-RJ.

 

– Manuella Lopardi Steigleder (conclusão 2013); Professora da Rede Estadual de ensino do Rio de Janeiro.

 

– Marco Antonio Muniz Lippert (conclusão 2013); Doutorado em Ciências do Desporto, pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto – Porto – Portugal

 

– Renato de Oliveira Massaferri (conclusão 2013); Doutorado em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Fisiopatologia Clínica e Experimental (FISCLINEX) na Universidade do Estado do Rio de Janeiro e docente permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desempenho Humano Operacional da Universidade da Força Aérea (UNIFA) – Força Aérea Brasileira.

 

– Wendell Leite Bernardes (conclusão 2013); Diretor Técnico do CIRD-RJ (Centro Integrado de Reabilitação e Clínica da Dor).

 

– Carlos Eduardo Rafael de Andrade Ferrari (conclusão 2014), Defendeu sua Tese de Doutorado em 2020 na Faculdade do Desporto da Universidade do Porto.

 

– Ivone Ouverney Santos de Azevedo (conclusão 2014). Coordenadora pedagógica do Campus de São Cristóvão I, do Colégio Pedro (2014 a 2016) e chefe adjunta à Coordenação Geral (antiga chefia de departamento) de Educação Física do Colégio Pedro II (2016 a 2019).

 

– Ronald Schneider (conclusão 2014); Docente do Colégio Pedro II, unidade Humaitá, Rio de Janeiro.

 

– Thiago Brandão (conclusão 2014), Doutorado em Educação Física na Universidade do Porto, Portugal. Defesa em 2021.

 

– Ana Carolina Vianna Kunz (conclusão 2015); Professora de Educação Física da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro atuando em cargo de confiança de Coordenadora Pedagógica; Docente do Centro Universitário Augusto Motta nos cursos de licenciatura e bacharelado em Educação Física.

 

– Arlindo Fernando Paiva de Carvalho Junior (conclusão 2015). Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) com coorientador da Universidade da Coruña, Espanha. Professor do Instituto Benjamim Constant, onde coordena o grupo de pesquisa “Cotidianos Escolares e Educação Especial: corpo, currículo e inclusão” (GPCECI). Também atua como professor colaborador na pós-graduação em Educação Física Escolar na Perspectiva Inclusiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e professor no curso de pedagogia a distância da UNIRIO/CEDERJ/UAB.

 

– Charles Figueiredo Motta (conclusão 2015); Empresário e fundador da Ideativa que atua no campo de produções e eventos na área de esportes.

 

– José Guilherme Nogueira Kamel (conclusão 2015), Professor Adjunto da Universidade Estácio de Sá nos cursos de Educação Física e Fisioterapia. No curso de Educação Física ministra as disciplinas de Ciência da Musculação e Nutrição e Atividade Física.

 

– Leonardo Carmos Santos (conclusão 2015); Avaliador do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD 2019/MEC) para a área da Educação Física; Docente no Ensino Fundamental I e Educação Infantil (SME/RJ), na Fundação Municipal de Educação da Cidade de Niterói (FME/Niterói) atuando em turmas bilíngues (Libras/Português); Docente no curso de bacharelado em Educação Física na Unigama (RJ).

 

– Ricardo Gonçalves Cordeiro (conclusão 2015); Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Exercício e Esporte – UERJ; Docente da Universidade Estácio de Sá – UNESA.

 

– Rodrigo Portal Peixoto (conclusão 2015). Técnico em Assuntos Educacionais da UFRJ, lotado na Pró-Reitoria de Graduação, Divisão de Ensino.

 

– José Eduardo Lattari Rayol Prati (conclusão 2016). Docente Permanente do PPGCAF-UNIVERSO.

 

– Renato Sobral Monteiro Jr (conclusão 2016). Professor da UNIMONTES.

 

– Rosane Barreto dos Santos (conclusão 2016); Professora do Colégio Pedro II.

 

– Alberto Souza de Sá Filho (conclusão 2017). Professor do Centro Universitário de Anápolis.

 

– Amana Mesquita Lima (conclusão 2017); Profissional de Educação Física do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) no Município do Rio de Janeiro (RJ). Doutoranda na Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz;

 

– Catia Malaquias Silva Crelier (conclusão 2017); Professora de Educação Física na Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro; Professora de Educação Física na Secretaria Municipal de Educação de Belford Roxo, ministrando aulas de Educação Física para classes especiais e regulares; Professora convidada do programa de pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional do Centro Universitário São José e na Universidade Salgado de Oliveira na pós-graduação em Educação Escolar e Psicomotricidade.

 

– Darlan Tavares dos Santos (conclusão 2017), Doutorando em Biociências na UNIRIO.

 

– Juliana de Jesus Pinheiro Peres (conclusão 2017); Professora do Ensino Básico Téc. e Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro, lotada no CAp UFRJ e coordena o de extensão “Ciência e educação física”, voltado para a formação e capacitação de professores de educação física no Colégio de Aplicação da UFRJ.

 

– Leonardo Fonseca da Silva (conclusão 2017); Professor do ensino fundamental na prefeitura de Rio das Ostras; Professor do ensino fundamental na Prefeitura Municipal de Nova Iguaçu.

 

– Marcos Jorand (conclusão 2017), Professor da FAETEC Seeduc (Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro), Supervisor Técnico de Futebol das Categorias de Base do Fluminense Futebol Clube, Membro da Alianza Futsal (New York/USA)

 

– Simone Berto da Costa (conclusão 2017); Professora de Educação Física das Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura Municipal de Macaé; Professora substituta na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), nos cursos de graduação em Educação Física e Pedagogia.

 

– Bruno Inocêncio Vicente (conclusão 2018); Professor EBTT Colégio Pedro II – Campus Realengo II.

 

– Rui Pilon Batista de Jesus (conclusão 2018); Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Exercício e Esporte – UERJ.

 

– Andressa Santoro Faber Fidalgo (conclusão 2019); Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Exercício e Esporte – UERJ.

 

– Bianca de Albuquerque Mathiesen Name (conclusão 2019); Regente e professora-orientadora da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.

 

– Leandro Guimarães Vargas (concluiu 2019), Professor do Ensino Básico do Colégio Pedro II e Supervisor do Complexo Esportivo de São Cristóvão, do referido colégio.

 

– Wesley de Souza do Vale (conclusão 2019). Doutorando do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGSC-IMS/UERJ)

 

– Amanda Cristine da Silva (conclusão 2020); Docente da Universidade Salgado de Oliveira nos cursos de licenciatura e bacharelado em Educação Física.

 

– Ana Paula de Araújo Augusto (conclusão 2020). Professora do Instituto Federal do Rio de Janeiro – IFRJ, Coordenadora do Projeto de Pesquisa e Extensão de Qualidade de Vida dos Servidores do Campus Rio de Janeiro

 

– Antonio Carlos da Silva (conclusão 2020); Funcionário público estadual atuando na Transpetro Transportes S/A no setor de departamento de pessoal; Docente no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – (SENAC/RJ).

 

– Fernanda Mazzelli Almeida Maio (conclusão 2020). Ex-vereadora por dois mandatos na cidade de Guarapari (2012-2020). Gerente de projetos e articulação de políticas intersetoriais da Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social do Espírito Santo. Faixa preta de jiu-jitsu, atual campeã brasileira e vice campeã mundial da modalidade.

 

– Ighor Amadeu Dias Henriques (conclusão 2020); Docente da Universidade Estácio de Sá (UNESA-RJ) e da Faculdade Bezerra da de Araújo (FABA-RJ)

 

– Marcos Landeira de Oliveira (conclusão 2020); Diretor da Secretaria de Estado de Polícia Civil do Rio de Janeiro; Coordenador pela Secretaria de Estado de Segurança do Rio de Janeiro dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016.

 

– Maria Clarice de Almeida Esteves (conclusão 2020); Docente da Universidade Salgado de Oliveira, no curso de pedagogia; Professora na Rede Pública de Ensino em São Gonçalo, com atendimento Domiciliar e Hospitalar para crianças com Necessidades Especiais, além de realizar um trabalho como Orientadora Pedagógica também da Rede Municipal de São Gonçalo.

 

– Viviane Faleiro (conclusão 2020); Docente da Universidade Estácio de Sá (UNESA-RJ) e da UNOPAR.

A CAPES estabeleceu como critério de avaliação dos programas de pós-graduação a realização de processos de autoavaliação que subsidiem o seu planejamento estratégico, de maneira a se buscar coerência com Plano de Desenvolvimento Institucional das Instituições de Ensino Superior, com as próprias ambições dos programas (inserção regional, nacional ou internacional).

Os processos de autoavaliação devem ser permanentes, fornecendo informações para as ações a serem desenvolvidas nos quadriênios subsequentes. Para tanto, os procedimentos devem envolver toda a coletividade dos programas de pós-graduação (administração, docentes, discentes e outros), identificando-se pontos fortes e fracos.

Diante disso, criou-se uma comissão de autoavaliação (composta por três docentes, um discente e um funcionário administrativo), a qual definiu procedimentos que foram discutidos em colegiado e implantados ao longo do ano de 2019. As etapas de implantação do processo de autoavaliação são a seguir detalhadas.

– Preparação

Nesta fase procurou-se sensibilizar docentes, discentes e funcionários administrativos para a importância e envolvimento no processo de autoavaliação. Isso foi feito nas reuniões de colegiado e encaminhamento de e-mails aos discentes destacando a importância de sua participação. Discutiram-se, em colegiado, os pontos a serem abordados e a forma de avaliá-los, incluindo critérios quantitativos e qualitativos. Enfim, aprovou-se um projeto a ser implantando em 2019, a título de experiência inicial, com base em documento base divulgado pela CAPES.

– Implementação

A obtenção de informações foi feita, majoritariamente, através de formulários Google, considerando os seguintes aspectos: a) desenvolvimento dos instrumentos a serem aplicados a cada segmento (docentes, discentes, egressos e funcionários administrativos), com itens comuns e específicos às suas características; b) aplicação dos instrumentos, unicamente por via eletrônica; c) análise quantitativa e qualitativa das informações obtidas.

– Divulgação e Análise dos Resultados

Após tabulação, os resultados foram tornados públicos à comunidade do PPGCAF, como foco nos seus pontos fracos e fortes. Isso deu ensejo a uma autocrítica, que levou ao estabelecimento dos aspectos a serem incluídos no Planejamento Estratégico para o quadriênio 2021-2024. Os resultados foram simplificados, de maneira a permitir a avaliação em quatro grandes esferas: a) sucesso e obstáculos percebidos por docentes; b) sucesso e obstáculos percebidos por discentes; c) sucesso e obstáculos percebidos por egressos; d) sucesso e obstáculos percebidos por funcionários administrativos.

No que tange aos docentes, os seguintes critérios foram avaliados: sucesso na orientação; existência de políticas de capacitação docente; qualidade e estrutura para atividades de ensino. No caso dos discentes, os critérios foram: qualidade das orientações e dissertações; aprendizagem e avaliação dos alunos; permanência e evasão do curso. Para os funcionários administrativos, foram avaliados: condições e sucesso no trabalho; oportunidades de capacitação.

Em todos os níveis de atuação, aplicaram-se questões quanto ao sucesso do PPGCAF de forma geral, incluindo os seguintes critérios: estrutura física; estrutura curricular; fluxo de formação; taxas de aprovação nas disciplinas e conclusão do curso; oportunidade de envolvimento em atividades extracurriculares; políticas de inserção nacional e internacional de docentes e discentes.

Os resultados da autoavaliação deverão ser utilizados para auxílio no preenchimento da Plataforma Sucupira e, consequentemente, o sistema de avaliação da CAPES. A participação de cada segmento foi considerada satisfatória, com as seguintes proporções: a) docentes – 100%; b) discentes – 74%; c) funcionários administrativos – 100%; d) egressos – 69% do total de egressos efetivamente localizados e contatados.

Em geral docentes, discentes, egressos e funcionários administrativos avaliaram positivamente o PPGCAF. Os pontos fortes foram o comprometimento dos docentes, a estrutura curricular e o fluxo de formação. A maior parte dos aspectos negativamente avaliados disse respeito à estrutura física para a pesquisa, oportunidades de atividades extracurriculares, acesso à internet e a bases de dados com periódicos específicos na biblioteca. Os egressos mencionaram a falta de oportunidades de envolvimento em projetos dos docentes, de forma a estimular a produção discente. No que tocou aos processos administrativos, queixas ocorreram quanto à falta de respeito aos procedimentos e prazos previstos no regulamento do curso. Todos esses aspectos foram considerados no Plano Estratégico para 2021-2024.

– Reavaliação

Os aspectos positivos e negativos dessa primeira autoavaliação vêm sendo discutidos, de maneira a aprimorar o processo, com novas aplicações sendo previstas para ocorrer a cada dois anos. As próximas deverão ter lugar em 2022 e 2024.

​Como dito em seções anteriores, a criação do PPGCAF-UNIVERSO atendeu a uma demanda regional importante. Nos últimos anos, o PPGCAF vem criando estratégias de monitoramento de suas ações e metas, de maneira a afirmar-se como programa com ambições regionais. Nesse contexto, o planejamento estratégico do PPGCAF para o quadriênio 2021-2024 levou em conta as mudanças que vêm sendo discutidas pela CAPES para a avaliação dos programas de pós-graduação, migrando de um eixo eminentemente quantitativo para outro, com ênfase mais qualitativa.

Assim, busca-se implantar estratégias que valorizem as três grandes áreas de avaliação da pós-graduação propostas para o futuro: 1) Proposta do Programa; 2) Formação; 3) Impacto na Sociedade. Essas estratégias constituem o eixo do Planejamento Estratégico para o Quadriênio 2021-2024.

Para obter informações que pudessem fornecer um norte à discussão das estratégias a serem implantadas no próximo quadriênio, foram consideradas as seguintes fontes:

1) Plano de Desenvolvimento Institucional da UNIVERSO;

2) Relatórios inseridos na Plataforma Sucupira para os anos-base de 2017, 2018 e 2019;

3) Dados da primeira autoavaliação realizada por docentes e discentes do PPGCAF (ao longo de 2019)

4) Avaliação de Meio Termo da CAPES e discussões travadas nos Fóruns de Coordenadores entre 2017 e 2020.

Foram, então, definidas as seguintes estratégias para um Plano de Ações visando o Planejamento Estratégico para o quadriênio 2021-2024:

1) Proposta do Programa

  1. a) reavaliar a estrutura curricular do programa;
  2. b) compatibilizar a infraestrutura do programa às linhas de pesquisa e projetos em desenvolvimento;
  3. c) ampliar o corpo docente permanente, dimensionando-o adequadamente aos critérios estabelecidos pela Área 21 da CAPES;
  4. d) estimular a integração dos projetos e linhas de pesquisa do PPGCAF, aumentando as oportunidades de envolvimento dos discentes;
  5. e) estimular a cooperação dos docentes do PPGCAF com pesquisadores de outros centros de investigação, nacionais e internacionais;
  6. f) estimular os docentes a obter financiamento junto às agências de fomento;
  7. g) aperfeiçoar as ferramentas de autoavaliação, tornando-a atividade rotineira para o monitoramento da quantidade e qualidade das atividades acadêmicas do PPGCAF.

2) Formação

  1. a) aumentar a quantidade e aderência das dissertações, com as linhas de pesquisa do programa e temáticas afetas à Educação Física enquanto campo do conhecimento;
  2. b) melhorar a relação entre orientações, dissertações defendidas e produções intelectuais decorrentes dos trabalhos de conclusão;
  3. c) estimular a produção intelectual dos discentes e egressos, em parceria com os docentes do curso;
  4. d) implantar estratégias de acompanhamento dos egressos do programa; e) estimular a atuação de docentes e discentes do PPGCAF em atividades da graduação em educação física da UNIVERSO.

3) Impacto na Sociedade

  1. a) estimular a produção intelectual original e inovadora, com impacto regional relevante;
  2. b) ampliar ações em redes de cooperação interinstitucional, consolidando o impacto regional do PPGCAF;
  3. c) ampliar a visibilidade do PPGCAF, principalmente com a reestruturação da sua página na internet, com contratação de firma especializada já encaminhada.