COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO (CPA)
A Comissão Própria de Avaliação (CPA), efetivamente implantada em razão do disposto na lei que instituiu o SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior), representada pela Lei 10.861 de 14/04/2004, se constitui como órgão essencial para a promoção na melhoria da qualidade do trabalho acadêmico e dos diversos serviços prestados pela IES, participando do processo de planejamento e avaliação, objetivando:
O planejamento e a avaliação dos processos de gestão da UNIVERSO, tanto nos parâmetros administrativos como acadêmicos, são compromissos assumidos pela IES, visando a atender os referenciais de qualidade estabelecidos. Assim, a cultura de avaliação institucional da ASOEC, Entidade Mantenedora, é anterior à exigência da Lei do SINAES, e seus resultados são reconhecidos como indicadores de gestão para o estabelecimento de metas e prioridades para a alocação de investimentos.
O PROCESSO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UNIVERSO
O processo de Autoavaliação acontece através de um ciclo avaliativo composto por sete pesquisas que são realizadas junto à comunidade acadêmica, a saber:
1. Pesquisa sobre os Aspectos Socioeconômicos e Culturais dos Alunos
Ingressantes: tem como objetivo conhecer o perfil socioeconômico e cultural dos alunos que ingressam na IES através de Processo Seletivo, oriundos de transferências e portadores de diploma.
É realizada duas vezes ao ano, uma vez que a instituição trabalha com o regime semestral em todos os cursos, havendo, portanto, duas entradas anuais. Os dados são coletados através de formulário eletrônico disponibilizado no Espaço do Aluno.
2. Pesquisa Ouvindo o Aluno – Avaliação do Desempenho Docente: realizada anualmente por meio de formulário eletrônico disponibilizado no Espaço do Aluno. É o momento em que todos os discentes são convidados a avaliar aspectos didático-pedagógicos de cada um dos seus professores no semestre.
Os resultados dessa avaliação são disponibilizados pela CPA à Direção e aos Gestores de Cursos na forma de relatórios e cada professor, em particular, recebe das mãos do Gestor de seu curso os resultados referentes à sua avaliação. Estes resultados são entregues no mês de julho, durante o período de Planejamento Acadêmico quando o Gestor de Curso tem a oportunidade de discuti-los com cada docente.
3. Pesquisa Ouvindo o Aluno – Avaliação da Gestão, Infraestrutura e Serviços:
realizada anualmente, sendo o momento em que os alunos avaliam os serviços, a gestão e a infraestrutura disponibilizados pela instituição por meio de formulário eletrônico disponibilizado no Espaço do Aluno.
4. Pesquisa Ouvindo o Aluno – EaD 100%: anualmente por meio de formulário eletrônico disponibilizado no Espaço do Aluno com objetivo de conhecer a avaliação que os alunos do EaD fazem a respeito de aspectos relacionados aos Estudos, Comunicação, Atendimento, Infraestrutura, Material Didático e Imagem da instituição.
5. Pesquisa Ouvindo o Egresso: realizada de dois em dois anos e tem por objetivo conhecer a atuação dos egressos junto à sociedade e no mercado de trabalho, bem como conhecer o quanto o curso realizado foi útil. Os dados são coletados através de formulário eletrônico que é acessado em um link enviado por e-mail para os egressos.
6. Pesquisa Ouvindo o Professor: realizada de dois em dois anos, disponibilizada via internet na forma de um questionário eletrônico que engloba questões que avaliam desde as condições de trabalho até os fatores de motivação profissional.
7. Pesquisa Ouvindo o Funcionário Técnico administrativo: aplicada de dois em dois anos aos colaboradores técnicoadministrativos na forma de questionário eletrônico, que avalia desde as condições de trabalho até os fatores de realização pessoal e profissional.
No conjunto, estas pesquisas buscam definir o perfil institucional a partir do mapeamento do grau de satisfação com os serviços prestados pela UNIVERSO, como também avaliar o processo de comunicação interna considerando como indicadores o desempenho e a eficácia das atividades acadêmicas e/ou administrativas desenvolvidas pelos diversos setores.
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO
Todos os instrumentos de coleta de dados utilizados pela CPA são aplicados de forma eletrônica o que traz velocidade e confiabilidade na base de informações coletadas dos diversos públicos.
O fato da coleta dos dados ser feita de forma on-line, facilita a tabulação dos dados e a criação dos relatórios. Toda esta parte do trabalho conta com o apoio da área de TI da Mantenedora.
FORMAS DE PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE ACADÊMICA
A composição da CPA conta com a participação de todos os segmentos da comunidade acadêmica e com um representante da sociedade civil organizada. É composta por um Presidente, um representante da Gestão de Cursos, um representante do Corpo Docente, um representante do Corpo Técnico administrativo, um representante do EaD, um representante do Corpo Discente e um representante da Sociedade Civil Organizada.
O ciclo avaliativo se encontra implantado e aceito pela Comunidade Acadêmica da IES, já faz parte da cultura da Instituição. Os alunos, professores e funcionários técnico administrativos já se acostumaram a participar das pesquisas o que pode ser constatado pelas expressivas amostras conseguidas nas Pesquisas realizadas pela CPA.
RESULTADOS DE AUTOAVALIAÇÃO UNIVERSO
Centro Universo Belo Horizonte